Incidentes Críticos

Fortalecemos a saúde emocional dos funcionários, contribuindo para a continuidade dos negócios

Incidentes críticos podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Sejam desastres naturais, acidentes de trabalho, crimes ou até mesmo suicídios.

As reações dos empregados e gestores diante de situações críticas são diversas e inesperadas. Ao mesmo tempo em que o principal foco é o fator humano, o retorno ao ritmo normal das atividades é uma necessidade.

Poucos gestores sabem como lidar com um evento traumático e como avaliar sua repercussão entre os funcionários. Atuamos em parceria com o cliente na melhor condução dos impactos causados pelo incidente crítico, ajudando a atender às necessidades do público interno, lidar com a magnitude do evento e guiar todos de volta à normalidade.

Incidentes comuns no ambiente de trabalho
   •  Acidentes de trabalho
   •  Demissões em massa ou encerramento de atividades
   •  Crimes
   •  Falecimento de funcionários
   •  Suicídios

Atuamos em mais de
2.200 incidentes críticos
de diversos portes nos
últimos anos.

Acesso ágil
Em qualquer dia, a qualquer hora. Nossos psicólogos especialistas em incidentes críticos estão disponíveis para atuar em crises 24 horas por dia, 7 dias por semana. Somos acionados pela empresa e iniciamos um trabalho on site com as pessoas envolvidas.

Apoio e informação
Nossa equipe reúne detalhes sobre o incidente e funcionários atingidos. Criamos um plano de ação para o incidente a fim de definir papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos.

Abrangência
Se sua equipe precisa de nós, onde quer que esteja, iremos atender. Nossa rede de profissionais especializados está apta a prestar apoio imediato em todo o país.

Acompanhamento
O atendimento pode ser pontual no momento do incidente ou repercutir nos dias e semanas seguintes. O acompanhamento pode ser individualizado ou direcionado a grupos envolvidos no trauma. Após a crise inicial, os nossos especialistas podem dar suporte durante o retorno dos envolvidos ao trabalho, avaliando impactos e recomendando eventuais necessidades de encaminhamento clínico.

Por que o serviço de Incidentes Críticos da Optum?

  • Fornecemos suporte a diversos casos de incidentes críticos de grande repercussão no país nos setores aeroviário, de óleo e gás, de transportes e industrial
  • No mundo, ajudamos no atendimento às vítimas do furacão Sandy, do tsunami no Japão e da explosão de bomba na Maratona realizada em Boston (EUA)
  • Nossa metodologia de atuação está alinhada às melhores práticas internacionais

Atuamos em situações sensíveis com o objetivo de melhorar a saúde emocional dos envolvidos, para que retornem ao trabalho com tranquilidade.
Se não conduzidas da maneira adequada, crises podem afetar não somente as equipes, como também a imagem e a reputação da empresa.

Principais benefícios

  • Facilita o retorno ao trabalho
  • Propicia a continuidade dos negócios
  • Tranquiliza os funcionários quanto a sua segurança
  • Orienta líderes e funcionários